Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Mércia Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T00:16:54Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T00:16:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34522 | - |
dc.description | FREITAS, M. A. O ensino de geografia e os desafios encontrados na prática escolar na Escola Municipal Geraldo Luiz de Araújo da cidade de Areial - PB. 2024. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os desafios encontrados na disciplina de Geografia no processo de ensino e aprendizagem têm grande importância pedagógica para o ensino de Geografia escolar, motivam a busca pelo desenvolvimento de atividades capazes de mostrar aos alunos que a Geografia está presente em seu dia a dia, possibilitando aos mesmos que conheçam, analisem e criem um pensamento crítico sobre as características do lugar vivido, refletindo e construindo seus próprios conceitos geográficos. Como problema, buscou-se entender: Quais os desafios encontrados na disciplina de Geografia pelos alunos e pela professora da Escola Geraldo Luiz de Araújo? Este trabalho traz, como objetivo geral: analisar os desafios encontrados na disciplina de Geografia no processo de ensino – aprendizagem. A escolha da temática deu - se a partir do momento em que percebemos a dificuldade de entendimento dos conteúdos, a falta de recursos didáticos, materiais e prática pedagógica. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativa de natureza interpretativa dos referenciais teóricos específicos por pesquisas bibliográficas. Como instrumento, optando – se pelo questionário do tipo misto, realizado em agosto de 2023, com 68 alunos e uma professora da disciplina de Geografia. Após a aplicação do questionário e tabulação dos dados, os resultados comprovam que existe uma série de fatores que precisam ser aprimorados uma vez que a grande maioria dos alunos demostrou gostar da disciplina, apesar de existir inúmeros desafios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador (a): Profª Dra. Joana d’Arc Araújo Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem geográfica | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia e os desafios encontrados na prática escolar na Escola Municipal Geraldo Luiz de Araújo da cidade de Areial - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cópia de Termo de Depósito.pdf | 216.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Artigo - Mércia Almeida de Freitas1.pdf | 804.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.