Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34524
Título: Patrimônio geomorfológico do Complexo Arqueológico Pedra do Altar, localizado em Barra de Santana- PB: bases para o geoturismo
Autor(es): Barbosa, José Lucas Gomes
Palavras-chave: Patrimônio geomorfológico
Geodiversidade
Geoturismo
Data do documento: 19-Nov-2024
Resumo: As discussões sobre o patrimônio natural, que englobam tanto os elementos bióticos quanto abióticos, têm como finalidade principal a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Nesse cenário, os conceitos de Geodiversidade e Geoconservação ganham destaque, buscando uma compreensão integral do meio abiótico e suas interações. A preservação do patrimônio geomorfológico é crucial para garantir a conservação da geodiversidade e para que as futuras gerações possam compreender a dinâmica do planeta. A partir desse contexto, o Complexo Arqueológico Pedra do Altar situado na região imediata e intermediária de Campina Grande, no município de Barra de Santana-PB, apresenta uma notável paisagem que compõe o patrimônio geológico, geomorfológico e cultural. O objetivo dessa pesquisa foi analisar o patrimônio geomorfológico do Complexo Arqueológico Pedra do Altar, através do seu potencial geoturístico. Os procedimentos metodológicos utilizados inicialmente foram levantamentos bibliográficos, com temas e discussões referentes às temáticas da Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico, Geoconservação e Geoturismo. Posteriormente, a pesquisa baseou-se em coleta de dados em campo, identificar e espacializar os pontos de interesse, contemplando os aspectos geológicos e geomorfológicos desses locais, os materiais utilizados foram o GPS Garmin, máquina fotográfica, e a Ficha de Valoração do patrimônio geomorfológico proposta por Vieira (2014). No total foram identificados 6 pontos de interesse geoturístico na área, sendo eles: Lagoa Pleistocênica, Pedra do Criminoso, Lajedo da Macambira, Pedra dos Tapuias, Vale da Lua e a Pedra do Altar. Os valores totais obtidos no Patrimônio Geomorfológico foram de 0,73 para o valor intrínseco/científico, o valor adicional foi calculado em 0,48, sendo o valor mais baixo de todos e o valor de uso e gestão foi obtido o valor de 0,90. Sendo assim, são áreas que apresentam considerável valor científico e de uso e gestão, o que evidencia a necessidade de se investir em práticas conservacionistas no local.
Descrição: Barbosa, J. L. G. Patrimônio geomorfológico do Complexo Arqueológico Pedra do Altar, localizado em Barra de Santana- PB: bases para o geoturismo. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34524
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_assinado.pdf_assinado.pdfTermo de deposito171.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Jose Lucas Gomes Barbosa.pdfTCC - Jose Lucas Gomes Barbosa3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.