Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Elizabeth Cristine Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T02:30:50Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T02:30:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-21 | - |
dc.identifier.other | CDD B869.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34565 | - |
dc.description | CAVALCANTE, E. C. R. Dos livros às telas: a revisitação aos contos de fadas e a emancipação feminina no k-drama Cinderela e os quatro cavaleiros. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa investiga a transformação de narrativas clássicas em um contexto contemporâneo, refletindo mudanças nas dinâmicas sociais e na representação feminina, em um movimento de revisitação aos contos de fadas por parte dos dramas sul-coreanos. O Kdrama Cinderela e os Quatro Cavaleiros se destaca ao reinterpretar a história de Cinderela, apresentando a protagonista Eun Ha-won como uma figura ativa em sua jornada de autoconhecimento e empoderamento, que também contribui para o desenvolvimento dos personagens masculinos ao seu redor. A monografia busca responder como essa adaptação ressignifica a narrativa clássica para promover a emancipação feminina, analisando as interações entre os personagens e desafiando estereótipos de gênero.A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, com foco na comparação entre a representação da protagonista no K-drama e nas versões tradicionais do conto. O trabalho está estruturado em três capítulos, que abordam: a literatura e adaptação, as representações femininas na narrativa clássica e a ressignificação no K-drama.Os resultados indicam que a adaptação contribui significativamente para desconstruir papéis de gênero tradicionalmente associados às narrativas de contos de fadas, promovendo valores como independência e colaboração entre os personagens. Conclui-se que o K-drama reinterpreta a história clássica ao integrar perspectivas contemporâneas, oferecendo uma visão mais complexa e progressista sobre o protagonismo feminino. O trabalho contribui para o campo de estudo ao expandir a análise de adaptações culturais e sua relevância como instrumentos de transformação social e questionamento de estereótipos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Bruno Santos Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinderela | pt_BR |
dc.subject | Contos | pt_BR |
dc.subject | K-drama | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Emancipação feminina | pt_BR |
dc.title | Dos livros às telas: a revisitação aos contos de fadas e a emancipação feminina no k-drama Cinderela e os quatro cavaleiros | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2383 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ELIZABETH C RAMOS CAVALCANTI - VERSÃO FINAL - 25-05-2025.pdf | PDF - Elizabeth Cristine Ramos Cavalcante | 502.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO_CORRETO_assinado_assinado.pdf | Termo de depósito | 212.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.