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Título: Empreendedorismo inovador Schumpeteriano: revisão sistemática da literatura
Autor(es): Lemos, Raul Alves de
Palavras-chave: Empreendedorismo Inovador
Competição
Estratégias
Data do documento: 3-Jun-2025
Resumo: Evidencia-se que o empreendedorismo, como estratégia de mercados, torna-se um fator relevante no desenvolvimento das organizações, ao deduzir que se torna um instrumento favorável que colabora com o desenvolvimento das estratégias nas transações comerciais dos empreendimentos. Como as aplicações do empreendedorismo schumpeteriano se manifestam em diferentes contextos econômicos e setores industriais, e quais são as vantagens competitivas resultantes dessas inovações? O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o empreendedorismo inovador no contexto schumpeteriano, investigando como suas aplicações se manifestam em diferentes contextos nacionais e quais vantagens competitivas resultam dessas inovações. A pesquisa empregada foi utilizada uma revisão sistemática da literatura, de natureza qualitativa, como método central para investigar o "Empreendedorismo inovador na visão schumpeteriana". A busca pelos artigos foi realizada nas bases de dados Periódicos CAPES (via Comunidade Acadêmica Federada - CAFe), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science. O período de busca compreendeu os meses de setembro a dezembro de 2024 e abril de 2025. Para que o empreendedorismo inovador possa se desenvolver de maneira eficiente, é preciso que haja um ambiente propício à inovação, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento e um ecossistema empreendedor que favoreça a troca de ideias e o surgimento de novos negócios. Dentro os principais resultados, conclui-se que, este é um conceito utilizado em grande parte de organizações empresariais de larga escala e já consolidadas, sendo que a inovação contínua surge como uma forma de se manter em constante mudança para a melhoria de seus processos e a sua manutenção no mercado e se tratado da visão de Schumpeter, sua utilização beneficia todos os setores de sua aplicabilidade. Portanto, na visão de Schumpeter, a inovação não vem de uma necessidade espontânea do mercado, mas da ação do empreendedor, que antecipam e orientam os desejos dos consumidores.
Descrição: LEMOS, Raul Alves de. Empreendedorismo inovador Schumpeteriano: revisão sistemática da literatura. 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34572
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