Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34605
Título: | Visão baseada em recursos na gestão da educação a distância: um estudo de caso em uma instituição de ensino profissionalizante em Campina Grande-Paraíba. |
Autor(es): | Magalhães, Welton de França |
Palavras-chave: | Educação a distância Visão Baseada em recursos Instituição de ensino profissionalizante |
Data do documento: | 30-Abr-2025 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar a gestão da Educação a Distância (EaD) em uma instituição de ensino profissionalizante situada em Campina Grande, Paraíba, à luz da Visão Baseada em Recursos (VBR), com ênfase na compreensão de competências essenciais e de pontos de melhoria. Por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, descritiva e delineada como estudo de caso, a pesquisa contou com a aplicação de questionários aos agentes envolvidos com a EaD na organização pesquisada, bem como a realização de entrevista semiestruturada com o gestor da área. A análise adotou o método de triangulação, integrando dados quantitativos, qualitativos e bibliográficos. Os resultados evidenciaram que o capital humano é o recurso mais valioso da instituição, destacando-se pela expertise dos tutores, coordenadores e equipe técnica. O capital físico, embora relativamente estruturado, requer atualização e manutenção para gerar vantagem competitiva. O capital financeiro apresentou-se como o ponto mais frágil, com limitações em investimentos para inovação, marketing e infraestrutura. Já o capital organizacional revelou-se parcialmente consolidado, com lideranças experientes, sistemas integrados e políticas institucionais bem avaliadas, mas ainda com carência na ampliação de redes estratégicas e ações de captação de alunos. A instituição detém recursos com potencial estratégico, porém a efetiva geração de vantagem competitiva dependerá da capacidade de organizar, mobilizar e integrar esses ativos. |
Descrição: | MAGALHÃES, Welton de França. Visão baseada em recursos na gestão da educação a distância: um estudo de caso em uma instituição de ensino profissionalizante em Campina Grande-Paraíba. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34605 |
Aparece nas coleções: | 20 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Welton de França Magalhães.pdf | PDF - Welton de França Magalhães | 627.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 675.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.