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Título: Percepção ambiental e sobre bem estar animal a partir de crianças de Campina Grande/PB
Autor(es): Brito, Larissa Albuquerque
Palavras-chave: Áreas verdes
Preservação do meio ambiente
Agroecologia
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização. A criança sempre está pronta para aprender, e nesse caso deve- se promover a educação ambiental. Existe atualmente uma nova postura na educação devido aos problemas ambientais entretanto, de forma geral, a educação ambiental é ampla e nem sempre contempla todas as suas áreas relacionadas, a exemplo do bem estar animal. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção infantil sobre educação ambiental e bem estar animal em um parque no município de Campina Grande/PB. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas através da aplicação de questionários nos dias 8, 15 e 22 de setembro de 2019, no Parque da Criança. A partir das informações obtidas, reali-zou-se a coleta dos dados que foram analisados a partir de análise esta-tística descritiva. Foram entrevistadas 50 crianças (60% meninos e 40% meninas), dos quais a maioria (90%) moravam na zona urbana de Campina Grande/PB. Com faixa etária entre 7 a 13 anos, sendo que 72% tinham entre 7 a 9 anos e 28% tinham de 10 a 13 anos. Em relação à frequência de ida ao parque, 18% responderam que frequentava uma vez por semana; 20%, que visitavam duas ou três vezes por mês; 12%, que iam uma vez por mês e 42% afirmaram que iam raramente. Quando investigou-se o porquê das crianças gostarem ou não do parque, a maioria (12%) disse que era devido ao ambiente natural do local. Em se-guida, foi perguntado se as crianças tinham animal em casa e 64% responderam que sim. A maioria das crianças entrevistadas que frequentavam o Parque da Criança, em Campina Grande – PB reconhecem a im-portância da preservação do meio ambiente e do bem estar animal, uma vez que demonstraram interesse nesse tema. A presença de árvores no parque influenciou a permanência das crianças no mesmo, indicando a necessidade de valorização das áreas verdes nas cidades. Apesar de algumas crianças terem dúvidas sobre o bem estar animal, foram obtidos resultados positivos sobre o tema, mas ainda é necessário que as cam-panhas sobre o cuidado e a conscientização com os animais e meio am-biente sejam difundidas não só nas escolas e nos meios de comunicação, mas também que o poder público ajude a criar programas para expandir o tema. A agroecologia pode ser uma ferramenta de auxílio nas ações de educação ambiental, uma vez que pode ajudar na conscientiza-ção sobre produção e consumo de alimentos, preservação do meio am-biente e bem estar animal.
Descrição: BRITO, Larissa Albuquerque. Percepção ambiental e sobre bem estar animal a partir de crianças de Campina Grande/PB. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Lagoa Seca, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34641
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