Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34649
Título: Serviço social e intersetorialidade: uma análise da política de saúde e o acesso da população de rua á rede socioassistencial no município de Campina Grande-Paraiba .
Autor(es): Silva, Maria Mykaelle Alves
Palavras-chave: 1. População em situação de rua.
2. Políticas sociais
3. Direitos sociais
4. Rede socioassistencial
5. Morador de rua.
Data do documento: 20-Jun-2025
Resumo: O acesso às políticas sociais por parte da população em situação de rua revela um cenário permeado por práticas discriminatórias e recorrente violação de direitos. Entre os principais obstáculos enfrentados por esse grupo social, destacam-se as exigências institucionais incompatíveis com sua realidade, a falta de documentação civil, além de estigmas e preconceitos disseminados tanto pela sociedade quanto por representantes do poder público. Essas barreiras acabam por reforçar processos de exclusão e invisibilidade social. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar os limites e as potencialidades do acesso da população em situação de rua às políticas públicas, buscando compreender os desafios enfrentados na efetivação dos direitos sociais, bem como identificar estratégias que possam contribuir para a superação analise dos entraves, no hospital de emergência e trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, no período de realização do Estágio Supervisionado em Serviço Social. A construção deste estudo fundamenta-se em um percurso teórico￾metodológico que articula revisão bibliográfica, e análise de registros provenientes de diários de campo. A abordagem adotada permitiu captar não apenas os aspectos objetivos da realidade investigada, mas também as nuances do cotidiano vivenciado pelos sujeitos sociais em questão. Os resultados obtidos indicam que a garantia de direitos para a população em situação de rua exige não apenas a ampliação das políticas públicas, mas também a transformação das práticas institucionais e das concepções sociais que os desumanizam. Nesse sentido, o debate proposto contribui para a reflexão crítica acerca da necessidade de práticas intersetoriais, acolhedoras e emancipadoras, que reconheçam esses sujeitos como detentores de direitos e promovam sua inclusão de forma efetiva nas redes de proteção social. Palavras-chave: População em situação de rua; Políticas sociais; Direitos sociais.
Descrição: Silva,Maria Mykaelle Alves.Serviço Social e Intersetorialidade: Uma Análise da Política de Saúde e o Acesso da População de Rua á Rede Socioassistencial No Município de Campina Grande-Paraiba .2025.31f,Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Serviço Social)- Universidade Estadual da Paraiba,Campina Grande,2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34649
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC_29_MYKAELE_assinado_assinado 2 - Documentos Google.pdfTermo de Depósito75.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
tcc (2) (2).pdfPDF- Maria Mykaelle Alves Da Silva280.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.