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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34705Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, José Carlos Ferreira da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-04T15:24:47Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-04T15:24:47Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
| dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
| dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34705 | - |
| dc.description | SILVA, José. O estudo de geometria a partir da Teoria Van Hiele: um enfoque para o desenvolvimento da autonomia. 2025. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este estudo tem como propósito investigar de que maneira o ensino de Geometria, baseado na teoria dos níveis de pensamento de Van Hiele, pode favorecer o desenvolvimento da autonomia dos alunos na Educação Básica. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, apoia-se na análise de produções acadêmicas com o objetivo de compreender a relação entre o pensamento geométrico e a formação de sujeitos autônomos. A fundamentação teórica destaca a relevância da geometria na construção de uma leitura crítica da realidade, sendo apontada por diversos autores como ferramenta essencial para a compreensão do mundo e para o exercício consciente da cidadania. A teoria de Van Hiele é apresentada como um modelo eficiente para o ensino da Geometria, estruturando o desenvolvimento do pensamento geométrico em cinco níveis progressivos. Os resultados evidenciam que grande parte dos estudantes conclui o ensino básico com deficiências na aprendizagem geométrica, o que limita suas capacidades de análise e de atuação sobre o espaço em que vivem. A aplicação da teoria, mediante práticas pedagógicas que respeitem o estágio cognitivo dos educandos, contribui para a construção gradual e significativa do conhecimento geométrico e de sua autonomia. A análise de materiais didáticos revela que a utilização de recursos concretos e situações contextualizadas aproxima o conteúdo da realidade dos alunos, promovendo a participação ativa no processo de aprendizagem. Conclui-se, então, que o ensino da Geometria, quando conduzido com base em uma proposta teórica adequada, possibilita ao estudante desenvolver habilidades fundamentais para interpretar, representar e transformar o mundo ao seu redor, consolidando-se como elemento central na formação de cidadãos críticos, criativos e autônomos. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Me. Flavia Aparecida Bezerra da Silva | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| dc.subject | Geometria | pt_BR |
| dc.subject | Teoria Van Hiele | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.title | O estudo de geometria a partir da Teoria Van Hiele: um enfoque para o desenvolvimento da autonomia | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | 71 - TCC | |
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|---|---|---|---|---|
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