Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, José Diego Santos-
dc.date.accessioned2025-09-04T15:30:48Z-
dc.date.available2025-09-04T15:30:48Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34706-
dc.descriptionFERREIRA, José Diego Santos. Uma proposta de oficina para o ensino de funções quadráticas envolvendo a construção de catapultas e o uso do software Tracker. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro 2025.pt_BR
dc.description.abstractConforme as competências da BNCC, as tecnologias desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos estudantes como cidadãos críticos e independentes. De acordo com Papert, a utilização de recursos tecnológicos proporciona aos estudantes a oportunidade de se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e investigativo enquanto lidam com problemas reais. O uso do software Tracker no estudo de funções, associadas ao lançamento de projéteis, pode tornar o aprendizado mais significativo, estimulando a investigação científica, em uma aprendizagem visual e interdisciplinar, abrangendo a matemática, a física e a tecnologia. O objetivo deste trabalho é propor o uso do Tracker por meio de uma oficina ou itinerário formativo, com foco em uma abordagem de ensino ativo, na qual o professor atua como mediador das análises realizadas pelos alunos. Para isso, exploramos uma das aplicações mais clássicas dos movimentos parabólicos: as catapultas (ou trabucos), armas cuja história é bem documentada. Esta é uma pesquisa aplicada que busca promover o estudo de um conteúdo matemático de maneira prática e adota uma abordagem qualitativa baseada nas interações e opiniões dos participantes. Além disso, possui um caráter exploratório ao investigar uma proposta inovadora junto a um grupo de voluntários. Inicialmente foram construídos pequenos modelos artesanais de catapultas/trabucos utilizando materiais simples como palitos, elásticos e cordão. Lançamentos realizados foram registrados em vídeo com a participação dos alunos e, em seguida, analisados com o software Tracker, gerando os gráficos da trajetória parabólica e permitindo a observação em tempo real da função quadrática associada aos lançamentos. A atividade foi desenvolvida com alunos do ensino médio da escola EREM Edson Simões, do município de São José do Egito, PE. Os alunos participaram ativamente, demonstrando interesse em cada etapa trabalhada. Concluímos que o uso de ferramentas tecnológicas como o Tracker, aliado à construção colaborativa de dispositivos com materiais simples em uma abordagem alinhada à cultura Maker, pode favorecer não apenas a compreensão de conteúdos abstratos, mas também o desenvolvimento de competências essenciais à formação dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Brauner Gonçalves Coutinhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFunções quadráticaspt_BR
dc.subjectMovimento de projéteispt_BR
dc.subjectCultura makerpt_BR
dc.subjectSoftware Trackerpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleUma proposta de oficina para o ensino de funções quadráticas envolvendo a construção de catapultas e o uso do software Trackerpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Diego Santos Ferreira.pdfPDF - José Diego Santos Ferreira3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito319.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.