Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3471
Título: | O papel da gestão escolar: as representações sociais elaboradas por profissionais da equipe técnico-pedagógica do município de João Pessoa |
Autor(es): | Cabral, Vanessa de Oliveira |
Palavras-chave: | Gestão escolar Representações sociais Equipe pedagógica |
Data do documento: | 22-Abr-2014 |
Resumo: | Este estudo procurou entender e compreender o papel da gestão escolar através das representações sociais elaboradas pela equipe técnico-pedagógica que exercem o seu trabalho na educação básica em escolas públicas, na rede municipal de ensino de João Pessoa-PB. Aplicamos como subsídio teórico-metodológico a teoria das representações sociais, adaptada à utilização para a área de Educação. Participaram como sujeito de pesquisa 225 pessoas de ambos os sexos e escolhidos aleatoriamente. A amostra foi constituída por supervisores, orientadores, psicólogos e assistentes sociais que trabalham na Prefeitura de João Pessoa. A coleta de dados foi obtida através de variáveis, opiniões que são formadas pelas respostas dos participantes face aos estímulos indutores. Os resultados apontam os dados coletados pela técnica de associação livre, que foram processados pelo Software Tri - Deux - Mots, (Cibois 1991). |
Descrição: | CABRAL, V. de. O. O papel da gestão escolar: as representações sociais elaboradas por profissionais da equipe técnico-pedagógica do município de João Pessoa. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3471 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanessa de Oliveira Cabral.pdf | Vanessa de Oliveira Cabral | 192.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.