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dc.contributor.authorPinheiro, Jony Cristal-
dc.date.accessioned2025-09-15T15:40:27Z-
dc.date.available2025-09-15T15:40:27Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.otherCDD 362.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34786-
dc.descriptionPINHEIRO, Jony Cristal.O serviço social no enfrentamento das práticas clientelistas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio da dimensão pedagógica [manuscrito] / Jony Cristal Pinheiro. - 2025.101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Serviço Social)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2025.pt_BR
dc.description.abstractO tema em discussão neste trabalho é o Serviço Social no enfrentamento das práticas clientelistas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio da dimensão pedagógica. Os objetivos propostos se constituem em buscar compreender uma junção entre clientelismo na Assistência Social, na particularidade da proteção social básica, e a partir disso, as/os assistentes sociais em sua dimensão pedagógica pensar possibilidades de enfrentamento dessas práticas clientelistas imbricada nas relações sociais. A justificativa para discussão da temática se constitui como relevante na perspectiva de desvelar práticas clientelistas na proteção básica e evidenciar a importância da dimensão pedagógica do Serviço Social no desvelamento do clientelismo. O método utilizado é o Materialismo Histórico-Dialético, fazendo uma leitura crítica das relações sociais na sociedade capitalista. A metodologia utilizada foi por meio da pesquisa bibliográfica/documental, na perspectiva de proporcionar considerações aproximativas acerca do tema proposto, tendo uma abordagem qualitativa. Os resultados do trabalho final se permeiam em uma revisão bibliográfica acerca do clientelismo na proteção básica, e as possibilidades dos/as assistentes sociais por meio da dimensão pedagógica no desvelamento dessas práticas. Essa análise não é um esgotamento do objeto de estudo, mas, uma inquietação para futuras pesquisas. A partir desse trabalho é possível compreender a necessidade de desvelamento desse mecanismo político nas políticas sociais. O trabalho final se constitui em quatro capítulos. O capítulo um foi fazer uma análise da categoria trabalho em Karl Marx na compreensão das relações sociais na sociedade capitalista em sua totalidade. No capítulo dois buscou entender as lutas da classe trabalhadora e suas manifestações em prol de condições de vida e acesso aos direitos/políticas sociais, dando ênfase na promulgação da Constituição Federal de 1988 e na seguridade social (Saúde, Previdência e Assistência Social). No capítulo três foi compreender a assistência social e sua interlocução no clientelismo, na particularidade da proteção básica. E no último capítulo, se constitui na história do Serviço Social e seu entrelaçamento ao clientelismo, e como resposta ao objeto de estudo deste trabalho, foi pensar possibilidades das/os assistentes sociais em sua dimensão pedagógica no CRAS no desvelamento dessas práticas clientelistas imbricada na proteção básica, visando conscientizar a própria categoria e todos sujeitos do CRAS na perspectiva de ressaltar os serviços como direitos e não como favores políticos. A politização nos espaços é um ato político.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof.ª. Ma. Franciele da Silva Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectassistência socialpt_BR
dc.subjectproteção social básicapt_BR
dc.subjectclientelismopt_BR
dc.subjectdimensão pedagógica.pt_BR
dc.titleO serviço social no enfrentamento das práticas clientelistas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio da dimensão pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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