Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3479
Título: Conselho escolar: essencial para o desenvolvimento da escola
Autor(es): Santos, Gilvanete Gonçalves dos
Palavras-chave: Conselho escolar
Desenvolvimento escolar
Desenvolvimento social
Data do documento: 22-Abr-2014
Resumo: Muitos falam que a educação no Brasil vai mal, e de forma generalizada atribuem os erros aos governantes, que eles são corruptos e que não administram bem as verbas da educação. Mas o que poucos sabem é que existe um órgão que atua dentro da escola e que se ele for executado com sucesso e veracidade, tudo e todos da escola só tendem a desenvolver, e muito. Este órgão e agente da organização e estrutura da escola, é o Conselho escolar. Segundo definições do ministério da educação o Conselho escolar é um órgão colegiado composto por pessoas da comunidade local e escolar, construindo uma identidade indispensável e fundamental no processo de desenvolvimento dos projetos políticos e também os pedagógicos da escola a qual esta ligado. Deve acompanhar o desenvolvimento do aluno, do professor, dos funcionários e principalmente do gestor. É peça fundamental que integra ordem e progresso dentro da escola, seu objetivo é cuidar e fiscalizar, administrar e saber lhe dar com situação que envolva o setor financeiro da escola. Mesmo que os Conselhos escolares estejam ligados a um processo tradicionalmente seguido e estabelecido pelo sistema educacional, é muito importante que sua função principal seja de tratar dos interesses da escola e não do representante, presidente ou alguém mais interessado. Fiscalizar, deliberar e solucionar problemas que a comunidade escolar esteja envolvida é tarefa que deve ser realizada todos os dias. Neste trabalho pretendo expor, através de fontes do MEC e de outras fontes apresentar os lados da atuação dos Conselhos escolares e sua estreita relação com uma gestão democrática, sem ela não há concretização de trabalho algum.
Descrição: SANTOS, G. G. dos. Conselho escolar: essencial para o desenvolvimento da escola. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3479
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvanete Gonçalves dos Santos.pdfGilvanete Gonçalves dos Santos189.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.