Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Jefferson Braz Ferreira-
dc.date.accessioned2025-09-29T11:25:37Z-
dc.date.available2025-09-29T11:25:37Z-
dc.date.issued2025-08-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34835-
dc.descriptionSOUSA, Jefferson Braz Ferreira. Análise didática da abordagem do teorema de Pitágoras em livros didáticos do ensino fundamental. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA Matemática é relevante para muitas tarefas do cotidiano, assim recebe um papel importante no currículo do Ensino Básico, tendo em vista que desenvolve o raciocínio lógico-analítico, como serve em aplicações em outras áreas. No Brasil, o ensino básico da Matemática e, em particular, da Geometria, é orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteia os conteúdos, as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Ao considerar os Livros Didáticos (LD) que desempenham neste processo, sendo as principais ferramentas utilizadas pelos professores quanto ao planejamento e condução das aulas. Assim, este estudo tem como objetivo analisar 3 coleções de livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental: “Desafios da Matemática” (Silveira, 2022), “Matemática Bianchini” (Bianchini, 2022) e “A Conquista da Matemática” (Giovanni Júnior, 2022). A investigação buscou aspectos como o objetivo conceitual, a progressão de atividades e a relevância das aplicações do Teorema de Pitágoras. O estudo tem como objetivo geral compreender e analisar como o Teorema de Pitágoras está sendo instruído nos materiais didáticos, mediante Análise Didática, baseada nas categorias: Conceituação, Manipulação, Aplicação, Qualidades Didáticas e Adequação do livro a realidade atual (Lima et al., 2001, pág. 1-4). A abordagem utilizada nesta pesquisa se fundamenta em uma análise documental. Depois das análises, percebeu-se que as obras apresentam pontos positivos na contextualização, ao integrar situações do cotidiano com temas matemáticos e outros campos do conhecimento. O conteúdo é introduzido mediante exemplos ou referências históricas, como a bibliografia do autor, tornando o conteúdo relevante e interessante.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Ismael Sandro da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.titleANÁLISE DIDÁTICA DA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA E DISPONIBILIZAÇÃO DO TCC NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UEPB (1).pdfTermo de Depósito152.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - Versão Final.docx (2).pdfTCC - Jefferson Braz Ferreira Sousa1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.