Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3484
Título: Marketing de relacionamento nas micro e pequenas empresas varejistas de confecções de Patos – PB
Autor(es): Araújo, Anne Shirley de Assis
Palavras-chave: Marketing
Marketing de relacionamento
Data do documento: 22-Abr-2014
Resumo: Com as modificações constantes dos mercados e o poder de barganha das grandes redes varejistas, as micro e pequenas empresas (MPE‟s) buscam novos processos que agreguem maior valor na relação empresa-cliente. Surge nesse cenário o marketing de relacionamento, cuja finalidade é criar valor através da intimidade com o cliente. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral identificar se as micro e pequenas lojas varejistas de confecções da cidade de Patos-PB conhecem e utilizam o marketing de relacionamento, levando em consideração a importância de alinharem seus processos aos anseios dos consumidores para se adequarem as novas exigências do mercado. Para isso, adotou-se uma amostragem não probabilística por acessibilidade, em que a partir de um universo de 184 lojas, foi selecionada uma amostra de 53 lojas para a aplicação de um questionário. Os resultados encontrados mostram que a construção de relacionamentos está ligada ao atendimento ao público, sendo o vendedor fator primordial nessa relação. Algumas empresas ainda não investem no marketing de relacionamento devido aos altos custos demandados, e verificou-se que, o principal problema vivenciado refere-se à inadimplência e a troca de mercadorias após o prazo concedido pela loja.
Descrição: ARAÚJO, A. S. A. Marketing de relacionamento nas micro e pequenas empresas varejistas de confecções de Patos, PB. 2012. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3484
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANNE SHIRLEY DE ASSIS ARAÚJO.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.