Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3503
Título: A (pseudo) proteção ambiental no programa de reforma agrária brasileira
Autor(es): Melo Filho, Ildefonso Rufino de
Palavras-chave: Direito agrário
Reforma agrária
Proteção ambiental
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: A preocupação com o meio ambiente desenvolveu-se ao longo dos anos e hoje se encontra globalizada, com a criação de inúmeras normas, Associações Nacionais e Internacionais, com iniciativas públicas e privadas, que visam conter o problema ambiental existente há anos, no qual o particular é dito como principal responsável. No entanto, a realidade é outra, visto que o “ Ecoproblema’’ , encontra sua principal barreira dentro do próprio Estado, que ao invés de protegê-lo e preserva-lo, o agride, descumprindo as normas ambientais vigentes, através de seus próprios órgãos públicos, a exemplificar o INCRA, o qual tem como função principal a execução do procedimento da reforma agrária e a solução do “Agroproblema’’. Neste contexto, buscamos mostrar, que deve o Estado solucionar os seus problemas, da forma mais viável possível, no sentido de que a resolução de um, não agrave outro. Em virtude disso, discorre-se no sentido de propor ao Poder Público que aumente sua fiscalização diante de seus próprios órgãos e posteriormente sobre os beneficiados, considerando, nulo e não viável, as ações e medidas agrárias que afrontem a legalidade e a constitucionalidade ambiental (art.225, CF/88), como sanção desta não compatibilização ambiental, priorizando assim, a proteção ao meio ambiente, por se tratar de um direito difuso, no qual seu dano afeta não somente quem o causou, mas também terceiros, que no caso, será toda a população brasileira.
Descrição: MELO FILHO, Ildefonso Rufino. A (pseudo) proteção ambiental no programa de reforma agrária brasileira. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3503
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ildefonso Rufino de Melo Filho.pdfIldefonso Rufino de Melo Filho416.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.