Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3504
Título: O código do consumidor e a sua importância como instrumento da ordem econômica
Autor(es): Gonçalves, Alda Lídia Ferreira
Palavras-chave: Direito do consumidor
Código do consumidor
Ordem econômica
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: A globalização da economia e o desenvolvimento do comércio e da indústria desde o século XVIII até os dias atuais transformaram as relações de consumo. A evolução do Direito acompanhou todas essas mudanças e trouxe com elas o Código de Defesa do Consumidor como um instrumento de proteção dos direitos dos consumidores e como ferramenta da Ordem Econômica do país. O artigo 170 da Constituição Brasileira enumera vários princípios fundamentais da Ordem Econômica. Esses são por sua vez, os norteadores dos direitos dos consumidores. A busca pelo desenvolvimento econômico exige que haja harmonia entre os interesses de consumidores e fornecedores e dessa forma, ambos possam contribuir para o alcance da dignidade da pessoa humana e do bem estar social. Para garantir a Ordem Econômica, ou seja, o modelo de intervenção do Estado na economia de forma adequada e eficaz, o Código de Defesa do Consumidor antecipa os problemas que podem decorrer das relações de consumo e atua de forma corretiva, mas, sobretudo, de forma preventiva quando divulga as informações necessárias aos consumidores sobre os produtos e serviços oferecidos e quando estabelece sanções cabíveis a cada caso. Como instrumento da Ordem Econômica, o Código de Defesa do Consumidor tem sua importância na contribuição para a regulação da atividade econômica do país.
Descrição: GONÇALVES, Alda Lídia Ferreira. O Código de Defesa do Consumidor e a sua importância como instrumento da Ordem Econômica. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3504
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alda Lídia Ferreira Gonçalves.pdfAlda Lídia Ferreira Gonçalves639.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.