Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/351
Título: Vida livre ou crepúsculo: a liberdade existencial e seus desígnios
Autor(es): Santos, Samara Apolinário
Palavras-chave: Logoterapia
Psicoterapia
Existencialismo
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: A liberdade funciona para o homem como reveladora de sua essência. O homem deixa seu caráter animalesco e vive sua liberdade existencial através da tomada de posição diante as condições que lhe são apresentadas, sejam biológicas, psicológicas ou sociológicas. Nesta perspectiva, o trabalho tem como objetivo tornar clara a relevância da liberdade como vivência consciente da realidade do homem através do ser – responsável comprometido com sua existência e que não se deixa levar por “verdades alheias”. Para tanto, foi desenvolvido um estudo referencial bibliográfico sobre a liberdade existencial, levando em consideração aspectos fenomenológicos e existenciais; utilizando-se da prática psicoterapêutica Logoterapia que tem a liberdade como pressuposto fundamental de sua teoria, para esclarecer pontos proeminentes referentes à liberdade e seus desígnios. Após esse estudo foi possível perceber que a liberdade se faz importante para o homem como a luz se faz necessária para que o crepúsculo deixe de ser assustador em toda sua obscuridade.
Descrição: SANTOS, S. A. Vida livre ou crepúsculo: a liberdade existencial e seus desígnios. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/351
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Apolinário Santos.pdfSamara Apolinário Santos274.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.