Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3511
Título: Isenções tributárias concedidas pela união por meio de tratados internacionais: uma análise da vedação constitucional às isenções heterônomas
Autor(es): Costa, Ayanny Justino
Palavras-chave: Direito tributário
Tributos
Isenção tributária
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: No federalismo brasileiro, cumpre à União estabelecer relações no plano internacional, tendo legitimidade para celebrar tratados em nome da República Federativa. Não obstante, cada uma das pessoas políticas é dotada de autonomia tributária, a chamada Competência Tributária, do que resulta a vedação às isenções heterônomas, nos termos do art. 151 da Constituição Federal. Nesse contexto, questiona-se a possibilidade de a União, por meio de tratados, isentar tributos alheios à sua competência.Tal problemática mostra-se relevante e atual, uma vez que se intensificaram a celebração de tratados tributários concessivos das referidas isenções, bem como pela divergência doutrinária acerca do real alcance dessa proibição constitucional. Desta feita, utilizando-se de fontes dogmáticas e jurídico-formais circunscritas à doutrina especializada, bem como de legislações e jurisprudência pertinentes ao assunto, o presente trabalho teve como objetivo demonstrar a possibilidade de a União, por meio de tratados internacionais, isentar tributos da competência dos Estados, Municípios e Distrito Federal.Para tanto, imperioso se fez um estudo sobre os Princípios da Soberania e Autonomia na ordem interna brasileira; o delineamento dos aspectos mais relevantes dos tratados internacionais, especificamente sua processualística no ordenamento jurídico pátrio; uma análise sobreas implicações do Princípio do Federalismo no sistema brasileiro de autonomia tributária, passando pela compreensão das isenções fiscais, e, por fim, um estudo sobre o real alcance da vedação do art. 151, III da Constituição Federal quanto às citadas isenções heterônomas no plano internacional.
Descrição: COSTA, Ayanny Justino. Isenções tributárias concedidas pela união por meio de tratados internacionais: uma análise da vedação constitucional às isenções heterônomas. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3511
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayanny Justino Costa.pdfAyanny Justino Costa578.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.