Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Aline Jéssica Gomes da-
dc.date.accessioned2014-05-05T18:05:40Z-
dc.date.available2014-05-05T18:05:40Z-
dc.date.issued2014-05-05-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3517-
dc.descriptionSILVA, A. J. G. da. Um currículo para a educação e jovens e adultos: entre desafios e possibilidades. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractOs debates em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm aumentado, consideravelmente, desde 1940. Contudo, muitos desafios ainda permanecem neste campo, sobretudo aqueles relacionados ao enfretamento do analfabetismo, bem como a questão da construção de um currículo específico a esta modalidade. Com a Constituição Federal de 1988, após a Ditadura Militar, a EJA assumiu um caráter de Ensino Supletivo, continuando com características assistencialistas. Desde então, muitos programas foram criados, sem contudo, resultar na superação das dificuldades mencionadas. Assim, devido à falta de uma gestão que se preocupasse com a Educação de Jovens e Adultos, esta não alcançou o objetivo de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade. Diante de tantos desafios, o presente trabalho objetiva discutir a importância de um currículo específico para EJA, currículo este que possa subsidiar a educação, contribuindo de forma ímpar e singela para o processo de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos. Na composição das discussões sobre currículo, buscamos aporte teórico em: SILVA (2005), GRISAY (2004), APPLE (2002), SAVIANI (2003), entre outros. Nas discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos, por sua vez, dialogamos com PAIVA (1997), BEISEIGEL (2003), além dos documentos oficiais do Ministério da Educação e da UNESCO. Apoiando-nos em uma pesquisa bibliográfica, identificamos como principal resultado a importância que as propostas ofertadas e em curso, para a Educação de Jovens e Adultos, sejam consideradas na construção de propostas curriculares alternativas, adequadas às necessidades de aprendizagem e a realidade vivenciada pelas pessoas jovens e adultas, como direito e condição plena de cidadania.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleUm currículo para a educação de jovens e adultos: entre desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Jéssica Gomes da Silva.pdfAline Jéssica Gomes da Silva322.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.