Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3519
Título: Contribuições do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem no programa Brasil Alfabetizado
Autor(es): Cruz, Maria Dalva da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Planejamento educacional
Programa educacional
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do planejamento educacional no programa nacional de alfabetização, Brasil Alfabetizado. Teve como principal objetivo refletir sobre a contribuição do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos adultos participantes do Programa Brasil Alfabetizado, bem como para a construção de práticas pedagógicas emancipatórias na Educação de Jovens e Adultos. O estudo situou-se no universo do Programa Brasil Alfabetizado no estado da Paraíba, delimitando seu olhar a partir das práticas educativas desenvolvidas pelos alfabetizadores, intencionando, sobretudo identificar a diretriz que norteia o planejamento da prática pedagógica nas salas de aula de alfabetização do Programa e sua efetivação na realidade funcional do Programa. Para tanto, realiza uma discussão em torno da concepção de planejamento participativo, posto como importante instrumento para emancipação dos educandos, através do processo de ensino e aprendizagem que segue os pressupostos deste planejamento. Também recupera traços históricos da Educação de Jovens e Adultos, situando no contexto das ações desta modalidade educativa a criação do Programa Brasil Alfabetizado. No seu percurso teórico-metodológico, o estudo é regido pelos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, estabelecendo diálogos com autores tais como: DALMÁS (2008), VIANNA (1986) GANDIN (2001), VASCONCELLOS (2010), BEISIEGEL (1982), MENEGOLLA e SANT’ANNA (2005), MASETTO (1997), entre outros. Os resultados apontam para a constatação das diretrizes que o planejamento segue dentro do Programa, e fortalece a importância do planejamento participativo como instrumento para subsidiar a efetivação de práticas emancipatórias na formação do sujeito educando, uma formação pautada nos princípios da democracia, da liberdade e equidade, que possibilite ao sujeito educando a transformação de sua realidade social.
Descrição: CRUZ, M. D. da. S. Contribuições do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem no programa Brasil Alfabetizado. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3519
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Dalva da Silva Cruz.pdfMaria Dalva da Silva Cruz808.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.