Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3525
Título: A pedagogia de projetos como possibilidade metodológica de dinamização do pocesso de ensino-aprendizagem
Autor(es): Santos, Thuanny Pontes dos
Palavras-chave: Pedagogia de projetos
Aprendizagem
Metodologia de ensino
Interdisciplinaridade
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: O tema central abordado ao longo deste trabalho será a pedagogia de projetos. Através do uso dessa metodologia o processo de ensino e aprendizagem ocorre de forma diferente e se contrapões à pedagogia de contornos tradicionais. Pressupõe a participação ativa e integrada de professores e alunos, além da comunidade em alguns casos, cujas ações pedagógicas estão voltadas para alcançar os objetivos respaldados na perspectiva do ensino pela descoberta, pela pesquisa, pela indagação sobre o objeto de estudo. A pedagogia de projetos vem adquirindo seu lugar no espaço escolar, por refere-se a um novo meio de trabalhar os conteúdos e/ou conhecimentos de forma integrada. O objetivo deste trabalho é analisar de forma reflexiva o papel da pedagogia de projetos na prática escolar e qual a sua contribuição para a construção de novas aprendizagens, no sentido de se erradicar a prática puramente conteudista e criar possibilidades para uma aprendizagem dinâmica, que rompa as barreiras dos conteúdos fragmentados. Como metodologia essa pedagogia visa oportunizar ao educando uma visão ampla e crítica sobre qualquer tema de estudado. Para tanto nos debruçando no estudo da relação que a pedagogia de projetos tem com a interdisciplinaridade. Essa relação se estabelece a partir do momento em que a interdisciplinaridade torna-se uma estratégia para tratar e abordar os conteúdos escolares. O trabalho que ora se apresenta é fruto da pesquisa bibliográfica, utilizando como instrumentos livros e artigos científicos, que contribuíram para construir o referencial teórico necessário para discutir criticamente a temática desse trabalho.
Descrição: SANTOS, T. P. dos. A pedagogia de projetos como possibilidade metodológica de dinamização do pocesso de ensino-aprendizagem. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3525
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thuanny Pontes dos Santos.pdfThuanny Pontes dos Santos201.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.