Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3526
Título: Reflexões sobre o ingresso e permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola
Autor(es): Oliveira, Gilvanice da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre o ingresso e a permanência dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos processos educativos desenvolvidos junto a esta modalidade de ensino. Problematiza a relação entre o perfil dos educandos e as dificuldades que enfrentam ao retomarem seus estudos. No conjunto das discussões, aborda as concepções de “evasão” escolar contrapondo-se à visão deste conceito como “fracasso escolar”. Discute os princípios norteadores da EJA, pautando-se nos parâmetros legais que asseguram as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, assim como nos teóricos que tem se dedicado ao estudo das questões relativas aos fenômenos estudados. Para atingir os objetivos pretendidos, fizemos uso da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando da observação e da entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Nosso universo de pesquisa abarcou duas escolas da rede pública dos municípios de Alagoa Grande e Guarabira, ambas no Agreste paraibano e que atendem a modalidade. Tais dados, articulados às leituras teóricas constituíram as bases deste estudo. Os resultados apontam para a constatação de que, sem empenho, valorização e compromisso por parte de todos os que fazem a EJA, a permanência dos alunos nas salas de aula torna-se, cada vez mais, um desafio. Evidenciamos através da pesquisa de campo que, o abandono do educando da EJA possui uma série de fatores, que embora conhecidos pela escola, seus agentes e programas têm sido negligenciados e pouco considerados no que se refere à oferta e à promoção de políticas públicas destinadas a este público. Afirmamos, a partir desse estudo, que a Educação ao longo da vida precisa deixar de ser um conceito teórico e assumir dimensões reais e práticas para que, os elevados índices de analfabetismo adulto e de evasão escolar que ainda persistem em nosso país possam ser superados.
Descrição: OLIVEIRA, G. da. S. Reflexões sobre o ingresso e permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3526
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvanice da Silva Oliveira.pdfGilvanice da Silva Oliveira251.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.