Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3535
Título: O SPED e seus impactos nas organizações: o caso da empresa Dolomil Industrial Ltda
Autor(es): Ferreira, Joana D'arc Marques
Palavras-chave: SPED
Sistema de Informação
Tecnologia de Informação
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: O avanço das tecnologias e das praticas digitais vem fazendo as organizações buscarem métodos mais modernos para a melhoria de suas atividades. Nesse contexto surge o SPED – Sistema público de escrituração digital, o método de controle adotado pela Receita Federal para fiscalizar as informações prestadas pelas empresas. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo: identificar o funcionamento da ferramenta SPED, sua abrangência e dimensões, bem como seu impacto causado à indústria Dolomil Industrial Ltda., em Campina Grande – PB. Em termos metodológicos a pesquisa caracteriza-se como sendo: descritiva, estudo de caso e pesquisa de campo, usando o método funcionalista e as técnicas de documentação direta e indireta através das ferramentas de observação direta, fluxograma e check-list. Os resultados do estudo apontam que o empreendimento sofreu grande impacto para se adequar a utilização da ferramenta, necessitando rever os seus processos, tendo os setores de contabilidade, vendas, compras, faturamento e gerencia sido os mais afetados durante o processo, porém após o ajustamento a ferramenta proporcionou grande organização ao empreendimento, agilizando o seu desenvolvimento.
Descrição: FERREIRA, J. D. M. O SPED e seus impactos nas organizações: o caso da empresa Dolomil Industrial Ltda. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3535
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana D'arc Marques Ferreira.pdfJoana D'arc Marques Ferreira773.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.