Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3574
Título: Inclusão social: a inserção de pessoas com deficiência no trabalho
Autor(es): Ferreira, Andrya Rafaella da Silva
Palavras-chave: Diversidade
Inclusão social
Pessoas com deficiências
Reserva legal de cargos
Deficiente
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a visão dos colaboradores sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em uma indústria brasileira do ramo calçadista que possui cerca de 250 funcionários com deficiência contratados. No referencial teórico foram abordados temas referentes à deficiência e o mercado de trabalho; a lei de reserva legal de cargos; o papel da organização na inclusão social; e de condições de trabalho. Na investigação utilizou-se o método de estudo de caso, utilizando-se de metodologia predominantemente quantitativa, de natureza descritiva. A técnica de investigação utilizada para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado com auxílio da escala de Likert. Os resultados da análise demonstraram uma visão positiva dos respondentes sobre a inclusão de pessoas com deficiência dentro das organizações, ressaltando a importância das ações de adequações no ambiente e instrumento de trabalho e na sensibilização dos demais funcionários para uma inserção efetiva dos PcDs.
Descrição: FERREIRA, A. R. da S. Inclusão social: a inserção de pessoas com deficiência no trabalho. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3574
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrya Rafaella da Silva Ferreira.pdfAndrya Rafaella da Silva Ferreira754.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.