Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3623
Título: Orçamento empresarial como ferramenta de controle gerencial: estudo de caso numa empresa de Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Priscila Caetano da
Palavras-chave: Orçamento empresarial
Controle
Planejamento
Data do documento: 12-Mai-2014
Resumo: Os mais variados tipos de organizações e segmentos empresariais utilizam o orçamento empresarial para auxiliar no processo de planejamento, organização e controle empresarial. É por meio dele que as empresas podem planejar um nível de atividade pretendida, executar as tarefas pré-definidas e, em seguida verificar se o que foi estabelecido com meta apresentou-se dentro do que se previa. Nesse sentindo, foi desenvolvida esta pesquisa a qual consiste em analisar se uma que presta serviços de promoção e propaganda ligadas a um Shopping Center pratica as funções de planejamento, direção e controle de suas ações gerenciais, as quais se caracterizam como orçamento empresarial. O estudo caracteriza-se como estudo de caso único, e descritivo quanto aos objetivos da pesquisa. A coleta de dados foi feita através de observação e relatórios gerenciais disponibilizados pela entidade, onde foi demonstrado que as ações planejamento, direção e controle são executados pela mesma. Verificou-se, por fim, que a organização estudada pratica as funções de planejamento, execução e controle de suas receitas e despesas, por meio da prática do orçamento empresarial. Observou-se também que houve variações entre os valores efetivamente orçados e os realizados. Nas receitas, verificou-se uma variação de -8,7%, quanto às despesas a variação se apresentou em 25,7%.
Descrição: SILVA, P. C. da. Orçamento empresarial como ferramenta de controle gerencial: estudo de caso numa empresa de Campina Grande - PB . 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3623
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Caetano da Silva.pdfPriscila Caetano da Silva234.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.