Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3665
Título: Violência na América Latina: as bandas criminais na Colômbia
Autor(es): Nunes, Natália da Silva
Palavras-chave: América Latina
Novas ameaças
Narcotráfico
Bandas criminais
Data do documento: 16-Mai-2014
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a evolução dos atores na criminalidade na América Latina, como os grupos ligados ao narcotráfico e atividades envolvidas, tentando enfatizar as suas manifestações no Peru, Colômbia, México e parte da América Central. Estes grupos (cartéis, grupos paramilitares ou bandas criminais) ameaçaram a segurança da região ao longo da história e se aproveitam dos espaços onde não há presença do Estado. Assim, este trabalho procurou fazer um aparato conceitual sobre o tráfico de drogas e o crime organizado, e, em seguida, é dada ênfase no processo de desmobilização de paramilitares colombianos e suas conseqüências. A principal delas foi o surgimento de bandas criminais (BACRIM), pequenos grupos descentralizados, economicamente motivados, que estão presentes em todo o território colombiano e mantém alianças e negócios em outros países, praticando o tráfico de drogas e outras atividades ilegais. Também foram observadas as estratégias e políticas de combate a essas "novas ameaças", tanto as dos governos nacionais quanto as organizações multilaterais.
Descrição: NUNES, Natália da Silva. Violência na América Latina: as bandas criminais na Colômbia. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3665
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália da Silva Nunes.pdfNatália da Silva Nunes1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.