Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3696
Título: As tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular, Patos, PB
Autor(es): Silva, Damião Sobrinho da
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Prática de Ensino
Tecnologias Assistivas
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: O presente estudo monográfico propôs-se a analisar e refletir, a partir da pesquisa bibliográfica, as tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular. Mediante a prática de ensino, sabe-se que a mesma, deve basear-se no princípio de que é função da educação desenvolver a capacidade do indivíduo de forma autônoma, resultando no surgimento de um ser ativo perante o meio. No ensino inclusivo, a prática de ensino deve proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania, enfatizando a formação geral do discente, estimulando a capacidade de criar e superar desafios, valorizando a comunicação e a expressão oral e escrita como produção social, gerando o conhecimento cognitivo, crítico e social do indivíduo em sociedade. Desta forma, a dimensão da educação inclusiva como forma de mediação entre o sujeito e a sociedade, propiciará um processo de formação do ser atuante, o qual pode ser ampliado se o processo educativo for capaz de proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades. As tecnologias assistivas podem favorecer a formação de cidadãos capazes de transformar os padrões sociais existentes através de uma postura adequada para atuação pessoal, social e profissional. O estudo em questão, contou com um referencial teórico a partir das contribuições de autores, como: Capovilla (1997), Ferreira (1998), Levy (1999), Moriña (2004), Perrenoud (2001), Vygotsky (1997), entre outros.
Descrição: SILVA, D. S. As tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular, Patos, PB. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3696
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Sobrinho da Silva.pdf8.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.