Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3741
Título: Avaliação da nodulação radicular em cultivares de feijão desenvolvidas em diferentes substratos orgânicos
Autor(es): Oliveira, Vanuze Costa de
Palavras-chave: Microbiologia do solo
Matéria orgânica
Microrganismo
Esterco bovino.
Húmus de minhoca.
Feijão
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: O feijoeiro é cultivado em praticamente todos os Estados do Brasil, nas mais variadas condições, exigindo, assim, a adubação de áreas para o cultivo do grão. A utilização de substratos é imprescindível quando se quer agregar à produção alta qualidade num período de tempo e com os menores custos de produção. O incremento de matéria orgânica no solo contribui para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas; além de colaborar com a maior retenção de umidade. Este trabalho foi realizado no período de setembro a novembro de 2011, com o objetivo de avaliar os nódulos formados em cultivares de feijão quando utilizados diferentes substratos orgânicos. Foram utilizados como fonte de variação substratos constituídos por esterco bovino e húmus de minhoca; duas cultivares de feijão macassar (Vigna sp.), Feijão Fogo de Galinha e Feijão Rabo de Tatu, obtidas, respectivamente, do Município de Olivedos (Paraíba) e da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, no Município de Lagoa Seca (Paraíba). O delineamento estatístico adotado foi o de blocos ao acaso, com cinco repetições, resultando em 20 unidades experimentais. As variáveis estudadas foram: massa fresca dos nódulos (MFN), massa seca dos nódulos (MSN), teor de umidade (TU) e o número de nódulos formados (NN). A cultivar Rabo de Tatu apresentou melhores resultados para a formação de Massa Fresca e Massa Seca dos Nódulos radiculares na cultura do feijão; o substrato composto de húmus de minhoca apresentou melhores resultados para a maior formação de nódulos radiculares e o maior Teor de Umidade na cultura estudada.
Descrição: OLIVEIRA, V. C. da. Avaliação da nodulação radicular em cultivares de feijão desenvolvidas em diferentes substratos orgânicos. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2012. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3741
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanuze Costa de Oliveira.pdfVanuze Costa de Oliveira1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.