Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3746
Título: Regime Próprio de Previdência Social: uma investigação no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Farias, Tainara Michele Costa
Palavras-chave: Previdência
Regime Próprio de Previdência Social
Servidores
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: No atual cenário, considerando o progresso do exercício da transparência no setor público e a relevância que a previdência social vem tomando no atual panorama da execução orçamentária, é de grande valia o servidor possuir um considerável grau de informação do regime previdenciário o qual está inserido. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é evidenciar o nível de conhecimento que os segurados do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campina Grande-PB (IPSEM) possuem no que se refere ao acesso e a compreensão acerca do mesmo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com aplicação do método indutivo e exploratório, bibliográfica, de caráter descritivo, por amostragem probabilística, restringindo-se apenas aos servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB. Os resultados obtidos pela aplicação de questionário a 384 servidores revelaram que os servidores públicos não conhecem o IPSEM ao qual estão vinculados, pois o servidor é capaz de identificar quem é responsável pela sua aposentadoria futura, mas não sabem como ter acesso aos demonstrativos contábeis e as prestações de contas, o que dificulta o acompanhamento da eficiência e eficácia da gestão de seus recursos. E, ainda, nos resultados observou-se que o servidor segurado do IPSEM, demonstra um baixo interesse em obter informações sobre o referido órgão, principalmente financeiro e contábil, assim permitindo que o gestor decida os rumos que devem ser tomados na instituição previdenciária, sem levar em consideração o conhecimento que seus segurados possuem acerca do mesmo.
Descrição: FARIAS, T. M. C. Regime Próprio de Previdência Social: uma investigação no município de Campina Grande - PB . 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3746
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tainara Michele Costa Farias.pdfTainara Michele Costa Farias696.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.