Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Jéssika Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-22T19:41:49Z | - |
dc.date.available | 2014-05-22T19:41:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3790 | - |
dc.description | SOARES, J. F. Diagnóstico das concepções e práticas de professores de Química para o trabalho com a perspectiva CTSA no contexto de Educação Básica. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A realidade do mundo atual é marcada por um acelerado desenvolvimento tecnológico e científico, sendo essencial que as práticas educativas passem por transformações para acompanhar essa evolução. A sociedade atual, necessita de conhecimentos para serem capazes de tomar decisões, participar de discussões e dos rumos que a ciência e a tecnologia apresentam. Daí a necessidade de incorporar na prática do professor o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e questões ambientais) que foi introduzido no currículo de ciências desde a década de 70 e vem sendo foco de discussão na atualidade. No entanto, muitas pesquisas apontam que a formação do professor ainda é um obstáculo para que o ensino de Química na perspectiva CTSA seja uma prática em sua vivência. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo investigar entre os professores de 8 (oito) escolas públicas de Campina Grande – PB, quais as suas concepções e práticas para o trabalho envolvendo a abordagem CTSA no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa, na qual, foi aplicado, como instrumento de coleta de dados, o questionário a 15 professores e teve como critério de escolha o fato de serem as maiores escolas da cidade e também por serem contempladas pelo PIBID (Programa de Iniciação á Docência) apoiado pela UEPB. Os resultados da pesquisa apontam que poucos professores trabalham com o enfoque CTSA nas aulas de Química, além disso a grande maioria dos entrevistados não tiveram formação necessária para o trabalho em sala de aula com essa tendência pedagógica de ensino, como também a falta de tempo para planejar atividades, o desestímulo no trabalho docente e a falta de material pedagógico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thiago Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino CTSA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico das concepções e práticas de professores de Química para o trabalho com a perspectiva CTSA no contexto de Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jéssika Freitas Soares.pdf | Jéssika Freitas Soares | 981.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.