Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3798
Título: Reflexões sobre as relações entre drogas, adolescência e escola – Revisão de literatura
Autor(es): Silva, Jéssica Figueiredo
Palavras-chave: Uso de drogas
Adolescentes
Educação
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: O objetivo deste artigo foi pontuar alguns aspectos analisados após uma revisão da literatura sobre a relação existente entre a escola, o adolescente e uso de drogas, feita a partir de artigos e trabalhos já publicados acerca dos três eixos. Propõe uma análise das influências positivas e negativas do ambiente escolar sobre o uso de tais substâncias, ressaltando-se a importância de se trabalhar tal temática e como ela deve ser tratada neste espaço. Na fundamentação teórica, contida no corpo do trabalho, foi dada ênfase aos estudos sobre cada um dos três eixos separadamente, à análise dos mesmos em conjunto, bem como às concepções do uso de drogas por adolescentes escolares e os possíveis desdobramentos e intervenções planejadas para o contexto escolar. Dentre as questões resultantes da análise, destaca-se um ponto fundamental: o uso de drogas se constitui enquanto um problema multifatorial, não podendo ser tratado de forma isolada da escola ou da família. Assim, já que a escola encontra-se em posição privilegiada, sugere-se então que sejam planejadas ações preventivas e intervenções precoces nas escolas de todo país, objetivando uma troca de informações e conteúdos que alertem sobre os riscos e prejuízos causados pelo uso de drogas.
Descrição: SILVA, J. F. Reflexões sobre as relações entre drogas, adolescência e escola – Revisão de literatura. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3798
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Figueiredo Silva.pdfJéssica Figueiredo Silva428.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.