Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3826
Título: Caracterização e classificação ambiental da lama do beneficiamento de rochas ornamentais
Autor(es): Silva, Aldreany Pereira de Araújo
Palavras-chave: Impacto ambiental
Rochas ornamentais
Lama abrasiva
Resíduos sólidos
Data do documento: 27-Mai-2014
Resumo: A indústria de rochas ornamentais no Brasil tem apresentado nos últimos anos um grande crescimento, gerando riquezas e empregos. Este setor caracteriza-se principalmente na extração e beneficiamento de rochas, tais como granito, mármore, entre outras. As rochas ornamentais são materiais especialmente usados em construções, monumentos, arquitetura e escultura. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores destas rochas. O sistema de desdobramento de blocos de rochas para a produção de chapas gera uma quantidade significativa de resíduos na forma de polpa, que em sua grande maioria é lançada em lagoas de decantação e aterros. Além da contaminação direta dos aquíferos superficiais, os seus rejeitos descaracterizam a paisagem e preocupam as autoridades públicas, órgãos sanitários e a população localizada no entorno das serrarias e áreas da extração. Este trabalho teve como objetivo classificar e estudar a lama abrasiva oriunda do desdobramento de rochas ornamentais do estado da Paraíba, conforme norma NBR 10.004/2004, na caracterização o resíduo analisado não é considerado Classe I – Perigoso, no entanto o extrato do ensaio de solubilização desta amostra indicou que a concentração de Alumínio é superior ao limite definido e, portanto, o resíduo é classificado como CLASSE II – Não Inerte. Diversos estudos para aplicação dos resíduos de indústria de beneficiamento de rochas ornamentais têm sido realizados, para a utilização do rejeito em materiais alternativos, por exemplo, a incorporação do rejeito juntamente com a bentonita no processo de pelotização e fabricação de areia sanitária para gatos.
Descrição: SILVA, A. P. de A. Caracterização e classificação ambiental da lama do beneficiamento de rochas ornamentais. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3826
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldreany Pereira de Araújo Silva.pdfAldreany Pereira de Araújo Silva565.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.