Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3842
Título: Inclusão digital no município de Patos - PB: principais dificuldades de acesso à informação enfrentadas por deficientes visuais
Autor(es): Santos, Claudimar Alves dos
Palavras-chave: Inclusão Digital
Educação
Acesso à informação
Deficiência visual
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: Com o surgimento e desenvolvimento cada vez mais rápido de instrumentos tecnológicos houve um grande progresso de diversas atividades informacionais, proporcionando maior disseminação e uso da informação. Com isso, abrem-se novas oportunidades de desenvolvimento voltado ao mundo das diferenças, onde a comunicação, a princípio, dificultada por meios comuns, torna-se presente através de alguns recursos computacionais, propiciando assim, o processo de inclusão digital e social dos deficientes, em especial visuais, foco deste trabalho. Porém, ainda existem muitas dificuldades que surgem no tocante ao acesso à informação e a informática. Conhecidos esses fatos, a presente pesquisa foi desenvolvida utilizando a técnica de entrevista semiestruturada através de questionários com perguntas objetivas e subjetivas, possuindo caráter exploratório e descritivo, buscando assim, quantificar opiniões e dados, na forma de coleta de informações. O universo pesquisado é composto por 15 (quinze) deficientes visuais da cidade de Patos – PB, e os dados coletados serviram de base para a identificação das necessidades de tais pessoas na realização de atividades relacionadas principalmente ao uso de tecnologias. Os dados obtidos foram tabulados para uma abordagem quantitativa traduzida em percentuais e, qualitativa através de descrições e depoimentos para posterior observação. Os resultados apontaram para a necessidade de desenvolver mecanismos que estimulem o uso das tecnologias digitais pelos deficientes visuais e que garantam sua aplicação positiva e inclusiva, bem como, a formação de profissionais aptos a trabalhar e desenvolver habilidades no âmbito da Educação Especial, diretamente ligadas ao uso de tecnologias específicas.
Descrição: SANTOS, C. A. Inclusão digital no município de Patos - PB: principais dificuldades de acesso à informação enfrentadas por deficientes visuais. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3842
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudimar Alves dos Santos.pdf13.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.