Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3854
Título: Uma proposta de planejamento estratégico na microempresa familiar Mariza Noivas na cidade de Caicó - RN
Autor(es): Alves, Ionara Tereza Pereira
Palavras-chave: Planejamento Estratégico
Microempresa familiar
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: As microempresas estão presentes no mercado sob diversos segmentos, estas representam o sustento de muitas famílias que escolhem ter o seu próprio negócio como principal meio de vida. Além disso, muitas vezes o planejamento e o uso de estratégias não são realizados formalmente, devido os seus gestores não apresentarem conhecimento de ferramentas estratégicas. Assim, o presente artigo disserta sobre o assunto Planejamento Estratégico, utilizando a empresa familiar como referência, buscando mostrar na prática como se identificam os processos estratégicos na microempresa. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de Planejamento Estratégico para a microempresa Mariza Noivas, bem como mostrar quais os aspectos que são considerados nesse processo. Primeiramente demonstra-se a realização de um estudo bibliográfico acerca do assunto. Assim como mostra a relevância deste para as microempresas familiares, realizando um estudo na empresa Mariza Noivas, enfatizando sua gestão em seus diversos aspectos. Como metodologia, a pesquisa classifica-se como Descritiva na forma de Estudo de Caso e para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas com os colaboradores, além da observação dos ambientes inerentes à organização, demonstrando características mais relevantes que possam interferir na gestão da empresa, bem como se enfatiza os aspectos relacionados às estratégias presentes na organização observada. Evidencia-se a influência do Planejamento Estratégico na organização através da aplicação do mesmo. Além disso, sugerem-se estratégias e soluções para os problemas identificados na análise realizada.
Descrição: ALVES, I. T. P. Uma proposta de planejamento estratégico na microempresa familiar Mariza Noivas na cidade de Caicó - RN. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3854
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ionara Tereza Pereira Alves.pdfIonara Tereza Pereira Alves724.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.