Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3881
Título: A logística reversa dos materiais operativos das linhas de transmissão de uma empresa de energia elétrica na cidade de Patos - PB
Autor(es): Ribeiro, Alison Lucena
Palavras-chave: Logística reversa
Energia elétrica
Meio Ambiente
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: Este trabalho se desenvolveu com o intuito de compreender a Logística Reversa apresentando seu histórico e seus principais conceitos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma empresa de energia elétrica localizada na cidade de Patos-PB, mostrando os materiais que são usados na manutenção das linhas de transmissão, bem como a maneira como a empresa lida com esse resíduo produzido e qual o destino que ela dá ao mesmo. São apresentadas as motivações do autor para o desenvolvimento do tema, assim como as justificativas, os objetivos e o referencial teórico para estudo da logística reversa. Essa área tem crescido no Brasil, pelo fato de ser um diferencial perante aos concorrentes e por haver leis que regulamentem o retorno dos materiais (insumos e resíduos) ao seu local de origem. Ao aplicar a logística reversa na empresa, é preciso controlar todas as informações necessárias para o retorno do material ao ciclo produtivo, pois quando um planejamento contendo as novas políticas exercidas pelo mercado é executado de forma correta, a tendência é de agregação de valores mercadológicos, econômicos, ecológicos e logísticos. A fim de se chegar aos resultados da pesquisa, o presente trabalho fez uso da metodologia descritiva e explicativa onde expõe o tema e esclarece quais os fatos que contribuem para a realização da logística reversa. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que a empresa realiza em parte a logística reversa, destinando grande parte do resíduo produzido a locais ainda não adequados para a realidade atual, ao invés de fazê-los apropriadamente nos ambientes de origem ou a empresas que realizam trabalhos que manuseiam devidamente esses resíduos.
Descrição: RIBEIRO, A. L. A logística reversa dos materiais operativos das linhas de transmissão de uma empresa de energia elétrica na cidade de Patos - PB. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3881
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alison Lucena Ribeiro.pdfAlison Lucena Ribeiro1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.