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Título: Redes de cooperação: análise das práticas de gestão em uma rede do setor varejista de supermercados na Paraíba
Autor(es): Cabral, Rose Angelly de Brito Araújo
Palavras-chave: Redes de cooperação
Modelos de gestão em redes
Redes de supermercados varejistas
Data do documento: 5-Jun-2014
Resumo: No contexto atual, com o crescente nível de competição do mercado nacional e internacional, não é fácil para uma organização se manter ativa de forma eficaz. Por isso as empresas estão cada vez mais se unindo em redes. As redes são instrumentos utilizados para que as empresas consigam enfrentar os seus concorrentes, além de dividir despesas e custos, em conjunto. O modelo de cooperação é uma das formas mais adotadas na gestão em rede. A criação de uma estrutura organizada de forma cooperada visa facilitar a troca de informações e atribuições de cada representante da rede, já que estes trabalham produzindo ou comercializando produtos similares, seja de um mesmo setor ou ramo de atuação. O setor de supermercados varejistas tem se destacado no mercado brasileiro e a adoção do sistema de redes de cooperação tem ajudado de forma positiva, principalmente, os PME’s do setor. Face ao exposto esse trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão das redes de cooperação do setor varejista de supermercados no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com abordagens quanti-qualitativas, conduzida sob a forma de estudo de caso. Analisou-se a Rede Super Legal, que conta com 32 lojas espalhadas por 22 cidades da Paraíba. O instrumento da pesquisa foi um questionário baseado no modelo de Bortolaso (2009) composto por sete critérios: estratégia, coordenação, liderança, estrutura da rede, processos, relacionamento e resultados. A partir da análise dos resultados pode-se observar que a rede apresenta um bom potencial administrativo, desenvolvido através da cooperação de seus membros e do compartilhamento de poder entre os associados, no entanto, alguns pontos ainda precisam ser observados para melhorar as vantagens competitivas das lojas pertencentes a este grupo, principalmente ao que tange os critérios estratégia, processos e relacionamento, que apresentaram uma média razoável em sua avaliação.
Descrição: CABRAL, R. A. de B. A. Redes de cooperação: análise das práticas de gestão em uma rede do setor varejista de supermercados na Paraíba. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3911
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