Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3917
Título: Qualidade de vida dos trabalhadores do setor da construção civil na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Vieira, Janaina Barbosa
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Satisfação com o trabalho
Construção civil
Data do documento: 5-Jun-2014
Resumo: Fazer com que os colaboradores se sintam protagonistas do seu trabalho significa fazê-los sentir valorizados, importantes e essenciais para a organização da qual fazem parte. Para isso é importante que o administrador execute ações concretas que sejam capazes de atender e satisfazer os anseios dos colaboradores de acordo com suas particularidades Para isso alguns modelos teóricos servem de apoio à organização que deseja melhorar os níveis de QVT de seus colaboradores, entre eles se destacam os trabalhos já realizados por Walton, Hackman e Oldhan, Nadler e Lawler. Neste estudo foi utilizada a versão abreviada em português do instrumento de avaliação da qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (OMS), o WHOQOL-BREF que é utilizado neste estudo como base para chegar aos resultados finais. O objetivo deste estudo é analisar o nível de satisfação com a QVT dos trabalhadores do setor da construção civil. Para o alcance do objetivo foi utilizada uma pesquisa exploratória descritiva aplicada aos trabalhadores de uma construtora da cidade de Campina Grande-PB. O retorno obtido indica que, assim como indicam dados de pesquisas nacionais, na cidade de Campina Grande – PB, os profissionais da construção civil apresentam níveis reduzidos de satisfação com a QVT, apontando diversos fatores que podem ser melhorados a fim de que possam realizar seu trabalho de forma plena e satisfatória. Ao final concluiu-se que na empresa utilizada como referência existem fatores muito positivos com relação à QVT, referentes ao estado psicológico e profissional, mas também existem pontos que precisam ser observados relacionados a fatores pessoais e físicos, se o que se pretende é a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
Descrição: VIEIRA, J. B. Qualidade de vida dos trabalhadores do setor da construção civil na cidade de Campina Grande - PB. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3917
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina Barbosa Vieira.pdfJanaina Barbosa Vieira1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.