Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3964
Título: A importância da resolução de problemas matemáticos no ensino-aprendizagem
Autor(es): Canuto, Clédson Jorge
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Resolução de problemas matemáticos
Práticas pedagógicas
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Uma das tendências relevante na área de Educação Matemática é a Resolução de Problemas. Tem sido um caminho didático-pedagógico fundamental para o para o ensino e aprendizagem da Matemática. Contudo, em sala de aula, temos observado a predominância de regras, resoluções por meio mecânicos, não muito motivadores para professores e alunos. Nesse sentido, este artigo procura discutir a relevância da Resolução de Problemas como uma alternativa para o ensino e aprendizagem desta área do conhecimento. Para tal, realizamos uma revisão da literatura existente sobre a temática com objetivo de refletir sobre as discussões dos diferentes pesquisadores. Concluímos, através desta revisão, que não podemos mecanizar o ensino da Resolução de Problemas e que a aprendizagem só ganhará significância se alunos e professores se empenharem na construção dos conhecimentos matemáticos, motivando, assim, o raciocínio crítico, independente, sobretudo coletivo.
Descrição: CANUTO, C. J. A importância da resolução de problemas matemáticos no ensino-aprendizagem. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3964
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clédson Jorge Canuto.pdfClédson Jorge Canuto405.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.