Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3964
Título: | A importância da resolução de problemas matemáticos no ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Canuto, Clédson Jorge |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Resolução de problemas matemáticos Práticas pedagógicas |
Data do documento: | 27-Jun-2014 |
Resumo: | Uma das tendências relevante na área de Educação Matemática é a Resolução de Problemas. Tem sido um caminho didático-pedagógico fundamental para o para o ensino e aprendizagem da Matemática. Contudo, em sala de aula, temos observado a predominância de regras, resoluções por meio mecânicos, não muito motivadores para professores e alunos. Nesse sentido, este artigo procura discutir a relevância da Resolução de Problemas como uma alternativa para o ensino e aprendizagem desta área do conhecimento. Para tal, realizamos uma revisão da literatura existente sobre a temática com objetivo de refletir sobre as discussões dos diferentes pesquisadores. Concluímos, através desta revisão, que não podemos mecanizar o ensino da Resolução de Problemas e que a aprendizagem só ganhará significância se alunos e professores se empenharem na construção dos conhecimentos matemáticos, motivando, assim, o raciocínio crítico, independente, sobretudo coletivo. |
Descrição: | CANUTO, C. J. A importância da resolução de problemas matemáticos no ensino-aprendizagem. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3964 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Clédson Jorge Canuto.pdf | Clédson Jorge Canuto | 405.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.