Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ivanilda Campos da | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-30T20:38:11Z | - |
dc.date.available | 2014-06-30T20:38:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.03 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4016 | - |
dc.description | Silva, I. C. da. A problemática da classificação de substantivos e adjetivos em uma coleção de livros didáticos de português do ensino fundamental II. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido à ausência ou à insuficiência de critérios utilizados para a classificação de substantivos e adjetivos apresentada tanto nas Gramáticas Normativas quanto nos Livros Didáticos de Português- LDP(s), o trabalho de diferenciação e a análise das propriedades gramaticais de ambas as categorias torna-se difícil, principalmente pelo fato dessas classes possuírem limites de separação pouco claros, pela falta de distinção nítida entre seus diversos comportamentos gramaticais e também porque o critério utilizado para a definição das duas classes não é o mesmo. Para uma classificação mais coerente que dê conta da descrição gramatical faz-se necessária a utilização de três critérios simultaneamente: morfológico, sintático e semântico. Assim, o objeto de estudo da presente pesquisa problematiza a ausência e/ou a mistura de critérios de classificação de substantivos e adjetivos apresentada em uma coleção de livros didáticos do ensino Fundamental II. Objetiva-se identificar e analisar a abordagem da classificação dos nominais, trazida nessa coleção, de modo a conhecer os limites que distinguem substantivo de adjetivo e verificar se os livros analisados reproduzem o que prescreve a Gramática Tradicional (GT) para a classificação vocabular ou se já incorporam contribuições da pesquisa linguística. A pesquisa baseia-se nos estudos de alguns linguistas contemporâneos, a exemplo de Perini (2006), Farias (2000), Rosa (2006), Basílio (2008), Câmara Júnior (2007), Macambira (1974) e Biderman (2001). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Darcy Fernandes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Substantivos e Adjetivos | pt_BR |
dc.subject | Critérios de Classificação | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos de Português | pt_BR |
dc.title | A problemática da classificação de substantivos e adjetivos em uma coleção de livros didáticos de português do ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivanilda Campos da Silva.pdf | Ivanilda Campos da Silva | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.