Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Ana Glória Genuíno de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-30T20:38:34Z | - |
dc.date.available | 2014-06-30T20:38:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.167 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4018 | - |
dc.description | Melo, A. G. G. de. Uso ou desuso da tecnologia na escola? uma realidade em uma escola pública paraibana. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2013. Estudos já realizados evidenciam a importância de utilizar o computador na escola, dentre outros recursos,para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social do sujeito, e como elemento primordial para a inserção dos/as educandos/as na sociedade digital. O objetivo desta pesquisa foi analisar como o computador é incorporado ao cotidiano de uma sala de aula com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O objeto de nossa investigação foia utilização do computador no processo pedagógico realizado pela docente no campo da pesquisa. O campo da pesquisa foi uma sala do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os sujeitos investigados foram a professora e os estudantes desta sala. A coleta de dados teve como instrumentos: questionário com perguntas aberta e fechadas e observações. O referencial teórico fundamentou-se emautores como KENSKI (2007), TAJRA (2010), RIBEIRO (2013), SEABRA (2010), PRADO (2005), VEEN E VRAKKING (2009), GUIMARÃES (2005), MERCADO (1998) dentre outros.A análise dos dados coletados nos levou a considerar que, na sala de aula observada, não há a incorporação do computador, seja em relação às atividades com objetivos de aprendizagem de conteúdos cognitivos, procedimentais ou atitudinais, seja na tentativa de inserir esses/as alunos/as na cultura digital. No entanto, reiteramos que as tecnologias, principalmente o computador, são uma necessidade e também um direito da criança nesta sociedade da informação. Faz-se necessário, portanto, que os educadores repensem suas concepções teóricas e suas práxis em sala de aula, incorporando e se apropriando do computador como estratégia de ensino, objetivando uma aprendizagem realmente significativa e contemporânea. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Roseane Albuquerque Ribeiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Uso ou desuso da tecnologia na escola? uma realidade em uma escola pública paraibana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Glória Genuíno de Melo.pdf | Ana Glória Genuíno de Melo | 846.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.