Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4020
Título: Saberes e práticas na pedagogia hospitalar: reflexões a partir do filme "Patch Adams, O amor é contagioso"
Autor(es): Costa, Sarah Thalita Guimarães
Palavras-chave: Serviço Social Escolar
Prática Pedagógica
Pedagogia Hospitalar
Aprendizagem
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: Este artigo tem por finalidade discutir a ação educativa desenvolvida a partir das proposições da pedagogia em ambiente hospitalar, enfatizando esta como uma nova modalidade de atuação do profissional desta área. O hospital pode se tornar um local onde a aprendizagem possa favorecer muito a criança/adolescente internada lhe dando a oportunidade de continuar seus estudos sem interrupção. Com o objetivo de compreender as discussões em torno da pedagogia hospitalar na perspectiva do filme Patch Adams – O amor é contagioso, procurando enfatizar as questões em torno da infância doente e os contextos relativos ao ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta a leitura em um sentido pedagógico do filme Patch Adams – O amor é contagioso. Tendo como proposta demonstrar que através da brincadeira, do riso, do trabalho pedagógico e lúdico, crianças hospitalizadas de forma diferenciada também alcançam um aprendizado. Objetivando retratar a importância relevante de um profissional pedagógico na área hospitalar e as maneiras interdisciplinares de trabalhar neste espaço. Este estudo tem como referencial teórico os trabalhos de Freire (1996), Elizete (2012) e Morin (2010). A abordagem metodológica foi uma pesquisa bibliográfica e análise fílmica. Considerando que o pedagogo hospitalar estará os envolvendo com a maior assistência, fazendo uma ponte entre o paciente e a escola. E por mais, o acompanhamento do pedagogo se dará de forma positiva para a sua recuperação mediante a alegria e o amor.
Descrição: Costa, S. T. G. Saberes e práticas na pedagogia hospitalar: reflexões a partir do filme "Patch Adams, O amor é contagioso". 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4020
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Thalita Guimarães Costa.pdfSarah Thalita Guimarães Costa931.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.