Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4021
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Moema Cardins de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-30T20:38:57Z | - |
dc.date.available | 2014-06-30T20:38:57Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4021 | - |
dc.description | Almeida, M. C. de S. Educação infantil e alfabetização: consensos e controvérsias. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do processo de ensino da linguagem oral e escrita na educação infantil, observa-se o quanto as crianças de zero a cinco anos são capazes de aprender, pois se trata de algo que vêem e vivenciam todos os dias, nos mais diversos ambientes que frequentam; no entanto, a prática pedagógica das professoras para o ensino dessa área do conhecimento, deve estar pautada em um processo de letramento, no qual os alunos sejam alfabetizados no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tornando-se além de alfabetizados letrados. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é analisar as práticas pedagógicas que têm sido desenvolvidas pelas professoras de duas instituições de educação infantil da cidade de Campina Grande - PB, no processo de desenvolvimento da alfabetização de seus alunos. Utilizou-se um questionário com cinco perguntas subjetivas, aplicado para seis professoras de Educação Infantil: três da rede pública e três da rede privada. Observou-se que as professoras de ambas as escolas apóiam suas práticas pedagógicas de acordo com as concepções nas quais acreditam para o desenvolvimento do processo da alfabetização e do letramento com seus alunos da educação infantil. Portanto, conclui-se que as vivências de alfabetização e letramento começam antes mesmo de as crianças chegarem à escola e que é desde a educação infantil que as professoras devem mediar situações de leitura e escrita com seus alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pedro Lúcio Barboza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e alfabetização: consensos e controvérsias | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Moema Cardins de Sousa Almeida.pdf | Moema Cardins de Sousa Almeida | 693.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.