Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4024
Título: O uso da música na passagem da educação infantil para o ensino fundamental
Autor(es): Moura, Silvia Barbosa de
Palavras-chave: Educação infantil
Prática Pedagógica
Instrumento Didático
Música
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: A música é uma manifestação artística, culturalmente construída, que está presente em todas as culturas e se manifesta em diferentes situações do cotidiano. Este trabalho intitulado “O uso da música na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental” teve como objetivo investigar como acontecem as atividades educativas com música numa escola pública, localizada no município de Queimadas, PB. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa que se fundamentou em alguns teóricos que abordam os estudos sobre a música como ferramenta para a educação, dentre eles: Penna (2008); Brito (2003); Smole (2000); Coelho (2001); Teles (1990); Sobreira (2008). Para a realização desta pesquisa, entrevista-se quatro professoras, sendo duas que lecionam na educação infantil e duas no ensino fundamental, assim como, observa-se a prática de duas das professoras entrevistadas. A partir dos dados coletados chega-se à conclusão de que as professoras notadas realizam uma prática pedagógica em música baseada na tradição, ou seja, elas enfatizam as músicas que favorecem o desenvolvimento das atividades cotidianas e também as que contribuem para o processo de alfabetização, deixando assim, de realizar um trabalho com a música que tenha objetivos propriamente musicais, como sugerem os documentos oficiais.
Descrição: Moura, S. B. de. O uso da música na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4024
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvia Barbosa de Moura.pdfSilvia Barbosa de Moura636.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.