Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Izabel Cristina Marcelino de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-30T20:39:48Z | - |
dc.date.available | 2014-06-30T20:39:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4027 | - |
dc.description | Lima, I. C. M. de. A creche abrindo espaço para o brincar. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura analisar o fazer pedagógico voltado para o brincar, seus valores e significados nas salas de educação infantil, bem como, resgatar conhecimentos das construções das práticas educativas lúdicas para crianças de 0 a 5 anos, a partir da ação-reflexão-ação. Refletindo junto aos professores sobre a importância da “creche abrindo espaço para o brincar”, através de uma proposta escolar que procure repensar o brincar promovendo a autorealização da criança, ajudando com esclarecimentos na valorização de um espaço adequado, das atividades recreativas e vivências que favoreçam a interação das crianças e o papel do educador como parceiro nas brincadeiras e na garantia desse direito para a criança. A pesquisa foi baseada na observação realizada no campo de estágio em uma Creche Municipal de Campina Grande - PB e do olhar de nossos educadores com relação ao tema, para construção de uma análise-reflexiva em torno do objeto de estudo, os espaços que o brincar têm em nossa creche que atinge diretamente os professores responsáveis pela relação de uma aprendizagem significativa e prazerosa em que as crianças aprendam enquanto brincam. Para fundamentar nosso estudo utilizamos os suportes científicos dos seguintes teóricos: HOFFMANN (2000); KISHIMOTO (2006); PIAGET (1967); LEV VIGOTSKY (1934); FROEBEL (2001); WALLON (1995); DEWEY entre outros. Diante do exposto, podemos chegar a conclusão da necessidade da padronização de um espaço adequado destinado ao brincar nas creches escolares e o aperfeiçoamento das atividades lúdicas destinadas às crianças. As conclusões que ora apresentamos constituem das análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas de educação infantil tendo como elo construtivo a linguagem lúdica da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Lourdes Cirne Diniz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Creche Escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A creche abrindo espaço para o brincar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Izabel Cristina Marcelino de Lima.pdf | Izabel Cristina Marcelino de Lima | 575.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.