Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4029
Título: Refletindo sobre psicomotricidade no ensino fundamental I: como professores de 1° a 3° ano utilizam o brincar como ferramenta didática
Autor(es): Nogueira, Rafaela de Góes
Palavras-chave: Psicomotricidade
Recreação
Educação Psicomotora
Desenvolvimento da Criança
Prática Docente
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: O tema abordado surgiu de observações nos estágios durante o curso de licenciatura plena em pedagogia, juntamente com a afinidade que tenho pelo ato de brincar.O principal objetivo deste estudo é analisarcomo os professores do ensino fundamental I planejam o momento da recreaçãonumaescola da rede privada de ensino, o Centro Educacional Arte e Vida,localizadono munícipio de Campina Grande - PB nodistrito São José da Mata.A pesquisa ocorreu pela coleta de dados por meio da aplicação de um questionário oqual continha perguntas referentes a prática pedagógica de profissionais da educação em relação a psicomotricidade como também por meio de conversas informais e análise documental junto aos professores. Nossa pesquisa se deu de forma qualitativa considerando as especificidades da mesma e foi direcionada a 10 professoras do ensino fundamental I nas séries de 1° a 3º ano.O intuito da pesquisa foi de que pudéssemos perceber como a brincadeira ocorre na prática das profissionais, comoos profissionais da educação estão mediando o brincar nos momentos de recreação. Concluímos que há uma grande lacuna nesse sentido, pois os profissionais da educação têm uma visão distorcida do real sentido da psicomotricidade percebemos também que as práticas aplicadas às essas turmas não contribuem para uma aprendizagem significativa. Observamos uma questão importante na pesquisa, que é a importância da organização do espaço de recreação, pois este aspecto é visto pelos professores com pouca importância, estes não buscam a organização do espaço para que o meio venha a favorecer a aprendizagem. Essas deficiências presentes na educação já estão se tornando algo comum e sabemos o quão necessário é que haja a mudança não só nas questões do brincar em sala de aula como também em outras questões.
Descrição: Nogueira, R. de G. Refletindo sobre psicomotricidade no ensino fundamental I: como professores de 1° a 3° ano utilizam o brincar como ferramenta didática. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4029
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela de Góes Nogueira.pdfRafaela de Góes Nogueira625.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.