Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Felipe Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-01T17:56:09Z | - |
dc.date.available | 2014-07-01T17:56:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4030 | - |
dc.description | SILVA, F. P. da. A leitura em sala de aula do ensino fundamental e a mediação pedagógica para a formação de leitores. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as atividades de leitura, mais especificamente, trata da mediação pedagógica do professor no processo de formação de leitores no Ensino Fundamental. A teoria que alicerça esta pesquisa considera a leitura como fonte de aprendizagem, que conduz à obtenção de conhecimento prévio por parte do leitor fundamentada nas teorias de Kleiman (2007), Koch (2002 e 2007), Lajolo (2002), Geraldi (2002), Solé (1998) dentre outros estudiosos da temática. Tratamos ainda da mediação pedagógica, seus conceitos e contribuições no trabalho com a leitura e na formação de leitores com base em Masetto (2000), Maheu (2001), Fontana (2000) e Garcia (2004) que trouxeram da teoria de Vigotsky (1991) a contribuição da psicologia para a sala de aula, bem como, do processo de formação de leitores na escola baseados nos estudos de Menegassi (1995), Maia (2007), Lois (2010), Rossini (2002), Pennac (1993), Junqueira (2009) Zilberman e Silva (2005). A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e revisão da fortuna crítica sobre o tema. Com base nas teorias analisados, verificamos que, apesar de nossa pesquisa não ter sido realizada na prática, os dados e resultados nela obtidos e apresentados são significativos para comprovar que a leitura é uma forte aliada no processo de desenvolvimento de habilidades cognitivas, além de contribuinte do processo de inserção social do indivíduo e que a mediação pedagógica do professor no trabalho com a leitura é fator essencial para a formação de leitores autônomos e proficientes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino | pt_BR |
dc.title | A leitura em sala de aula do ensino fundamenal e a mediação pedagógia para a formação de professores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - ITPELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Felipe Pereira da Silva.pdf | Felipe Pereira da Silva | 643.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.