Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4036
Título: O sigilo telefônico e de dados aplicado aos crimes contra a honra
Autor(es): Silva, Marcelo Francisco dos Santos
Palavras-chave: Direito penal
Crimes contra a honra
Sigilo telefônico
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: É muito comum a prática de crimes contra a honra por meio de comunicações telefônicas, assim entendidas como as comunicações de voz e as comunicações eletrônicas por meio de modem. Trata-se de crimes de menor potencial ofensivo, regulados pela Lei 9099/95, o que dificulta a produção da prova. Contudo, o presente estudo explora os limites da garantia constitucional do sigilo telefônico e de dados, confrontando-o com os direitos à intimidade, à honra e à vida privada, bem como, à livre manifestação de pensamento com a vedação ao anonimato. Estudamos a abrangência da Lei 9296/96 que trata das interceptações telefônicas, delimitando que a interceptação apenas ocorre quando a comunicação é captada por um terceiro sem o conhecimento dos interlocutores, logo, a conversa gravada por um dos interlocutores com o fim de fazer prova, não é interceptação telefônica, e sim gravação, não sendo regulada por essa lei, nem se enquadrando como crime de violação de sigilo telefônico, sendo inclusive, aceita como prova em processo penal. Quanto ao fornecimento por parte das operadoras de telefonia e provedores de internet dos dados cadastrais, estes dados não estão protegidos pelo sigilo telefônico, e devem ser fornecidos à Autoridade Policial para fins de intimação do responsável.
Descrição: SILVA, Marcelo Francisco dos Santos. O sigilo telefônico e de dados aplicado aos crimes contra a honra. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4036
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Francisco dos Santos Silva.pdfMarcelo Francisco dos Santos Silva746.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.