Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Patrícia Karla | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-02T13:51:48Z | - |
dc.date.available | 2014-07-02T13:51:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.153 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4038 | - |
dc.description | Dantas, P. K. Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem: o lugar da afetividade. 2014. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico aborda os estudos teóricos sobre afetividade em Wallon, aprendizagem em Vygotsky e motivação (desejo de aprender) em Meirieu. Sabe-se que a afetividade e a motivação exercem uma significativa influência nos processos educativos contribuindo de forma efetiva para o processo de ensino e aprendizado desde muito cedo na vida escolar. Constituindo-se num tema de diversos estudos no âmbito educacional. Alunos motivados e tratados com afeto desenvolvem melhor suas potencialidades, além de se mostrarem mais receptivos em relação aos conteúdos estudados. O trabalho estrutura-se apresentando um panorama sobre a afetividade e suas implicações na aprendizagem, aprofundando a temática dos estágios de desenvolvimento da criança e suas relações afetivas e, mais especificamente, a relação professor-aluno. Na sequência, são pontuados alguns aspectos importantes referentes a motivação para a aprendizagem, no que se refere especificamente ao lugar do desejo na relação pedagógica, amparada no triângulo pedagógico sugerido por Meirieu (1998); posteriormente são destacados alguns enfoques sobre a metodologia através de situações-problemas e o ensino por estratégias de aprendizagem. Por fim são apresentados as ferramentas de Meirieu, evidenciando sua funcionalidade e possibilidades de aplicação. Conclui-se que existe uma expressiva relação entre os conceitos apresentados neste estudo na implicação da prática docente e que o educador pode potencializar as relações de ensino e aprendizagem tornando o ato de aprender mais prazeroso e efetivo através de seus usos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paula Almeida Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Processo Educacional | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem: o lugar da afetividade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patrícia Karla Dantas.pdf | Patrícia Karla Dantas | 823.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.