Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Patrícia Karla-
dc.date.accessioned2014-07-02T13:51:48Z-
dc.date.available2014-07-02T13:51:48Z-
dc.date.issued2014-07-02-
dc.identifier.otherCDD 370.153-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4038-
dc.descriptionDantas, P. K. Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem: o lugar da afetividade. 2014. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico aborda os estudos teóricos sobre afetividade em Wallon, aprendizagem em Vygotsky e motivação (desejo de aprender) em Meirieu. Sabe-se que a afetividade e a motivação exercem uma significativa influência nos processos educativos contribuindo de forma efetiva para o processo de ensino e aprendizado desde muito cedo na vida escolar. Constituindo-se num tema de diversos estudos no âmbito educacional. Alunos motivados e tratados com afeto desenvolvem melhor suas potencialidades, além de se mostrarem mais receptivos em relação aos conteúdos estudados. O trabalho estrutura-se apresentando um panorama sobre a afetividade e suas implicações na aprendizagem, aprofundando a temática dos estágios de desenvolvimento da criança e suas relações afetivas e, mais especificamente, a relação professor-aluno. Na sequência, são pontuados alguns aspectos importantes referentes a motivação para a aprendizagem, no que se refere especificamente ao lugar do desejo na relação pedagógica, amparada no triângulo pedagógico sugerido por Meirieu (1998); posteriormente são destacados alguns enfoques sobre a metodologia através de situações-problemas e o ensino por estratégias de aprendizagem. Por fim são apresentados as ferramentas de Meirieu, evidenciando sua funcionalidade e possibilidades de aplicação. Conclui-se que existe uma expressiva relação entre os conceitos apresentados neste estudo na implicação da prática docente e que o educador pode potencializar as relações de ensino e aprendizagem tornando o ato de aprender mais prazeroso e efetivo através de seus usos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paula Almeida Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProcesso Educacionalpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleReflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem: o lugar da afetividadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Karla Dantas.pdfPatrícia Karla Dantas823.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.