Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4046
Título: A inclusão de alunos com autismo na escola regular: desafios e perspectivas
Autor(es): Bezerra, Regiclaudia da Silva
Palavras-chave: Educação Especial
Educação Inclusiva
Autismo
Inclusão Social
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O Brasil vivencia uma realidade atual com cerca de dois milhões de crianças e jovens com o transtorno do autismo e caminha para um futuro crescente deste número, segundo a ONU.Estes dados nos levam a uma série de questionamentos sobre nossas políticas públicas frente a esta realidade nas escolas regulares, em seu processo de inclusão de crianças com algum tido de transtorno, inclusive o autismo. Sabemos que o acometimento do transtorno autista estará presente independentemente da classe social ou da etnia em que esteja inserido o sujeito. No entanto, a disparidade ao acesso a informações e a uma educação de fato consolidada inclusiva ainda se torna privilégio de poucos que conseguem pagar os melhores “tratamentos” e boas escolas com profissionais com um nível de capacitação maior para lidar com o transtorno. O presente trabalho, que se constitui em uma pesquisa de caráter exploratório,faz uma breve reflexão sobre o processo de inclusão de alunos autistas na rede regular de ensino, bem como relata um caso de insucesso no processo de inclusão de uma criança autista na rede regular de ensino. Para tanto, procedeu-se uma revisão da literatura, bem como se realizou uma entrevista com os pais de uma criança autista. A pesquisa evidencia que não há inclusão sem que haja uma conscientização de todos os envolvidos no processo. Poder público, escola, professores e famílias necessitam juntar esforços para que de fato a inclusão seja consolidada na vida de um autista. Esperamos contribuir com o imenso diálogo urgente e necessário sobre a inclusão do aluno autista na escola regular.
Descrição: Bezerra, R. da S. A inclusão de alunos com autismo na escola regular: desafios e perspectivas. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4046
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Regiclaudia da Silva Bezerra.pdfRegiclaudia da Silva Bezerra581.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.